IBGE: volume de serviços prestados na Bahia cresce 5,7% em abril e registra 3ª alta consecutiva
Alta dos serviços ocorreu em pelo menos três das cinco atividades investigadas
Foto: Elza Fiúza/Arquivo Agência Brasil
O volume de serviços prestados na Bahia registrou um aumento de 5,7% na passagem de março para abril de 2024, na série com ajuste sazonal. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), e foram divulgadas nesta quarta-feira (12), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O avanço ficou bem acima do resultado nacional (0,5%) e foi o quarto melhor resultado entre os 20 estados onde o setor cresceu, ficando abaixo apenas do Maranhão (8,8%), Amazonas (6,8%) e Rondônia (6,7%).
Ao ser comparado com o mesmo período do ano passado, o setor baiano também teve crescimento significativo (8,7%). Já nos 12 meses encerrados em abril deste ano, os serviços sustentaram crescimento (5,1%).
A alta dos serviços ocorreu em pelo menos três das cinco atividades investigadas pelo IBGE. O maior crescimento veio dos serviços prestados à família (40,7%), que mostraram um terceiro resultado positivo consecutivo, sendo o segmento que mais cresce nos primeiros quatro meses de 2024: 18,8%.
O segundo maior aumento e influência positiva vieram dos dos serviços profissionais, administrativos e complementares (11,1%), que voltaram a crescer em abril, após três meses entre quedas e estabilidade.
Entre as quedas com maior influência e magnitude no setor estão: serviços de informação e comunicação (-1,7%) e outros serviços (-6,7%), respectivamente.
Serviços de turismo na Bahia
O volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia cresceu 2,4% frente ao mês de março, na série com ajuste sazonal. Esse foi o quinto resultado positivo consecutivo do turismo no estado.
Na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o volume das atividades turísticas na Bahia avançou 30,0%, completando um ano (12 meses) de aumentos consecutivos nessa comparação. A Bahia registrou, no mês, o maior crescimento entre os estados investigados, ficando bem à frente do resultado nacional (4,5%).
Assim, nos primeiros quatro meses de 2024, o volume de serviços do turismo baiano teve alta acumulada de 12,0%, frente ao mesmo período de 2023.
No acumulado nos 12 meses encerrados em abril, o volume das atividades turísticas na Bahia seguiu avançando, com alta de 11,5%, acima da nacional (4,7%) e como segundo maior crescimento, abaixo apenas de Minas Gerais (12,5%).