• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Icebergs se desprendem e ameaçam navegações e pesca na Antártica
Mundo

Icebergs se desprendem e ameaçam navegações e pesca na Antártica

Ambos blocos de gelo são do tamanho ou maior que a cidade de São Paulo

Por Da Redação
Ás

Icebergs se desprendem e ameaçam navegações e pesca na Antártica

Foto: Reprodução/British Antartic Survey

Dois icebergs gigantes se desprenderam da Antártica e passaram a ser monitorados por cientistas porque podem afetar as navegações, pesca e até a vida selvagem. Nomeado de A81, um dos blocos de gelo é do tamanho da cidade de São Paulo. Já o A76a, é ainda maior, com área de duas cidades da capital paulista. 

A embarcação demorou 24 horas para dar a volta no iceberg durante o retorno para casa. "Chegamos bem perto em alguns pontos e tivemos uma visão muito boa dele. Coletamos água ao redor do iceberg usando canos especiais não contaminados sob o navio, então temos muitas amostras para estudar", relatou o professor Geraint Tarling, que estava a bordo do Royal Research Ship Discovery,

Os cientistas explicam que os dois icebergs podem levar décadas para derreter totalmente, mas isso não significa que eles não tenham nenhum impacto no ambiente. Por causa volume de água que caem no mar, em decorrência do derretimento, pode liberar muita poeira que estava congelada. 

Outro temor que preocupa os cientistas é a pesca. "Embora a temporada turística esteja chegando ao fim, nossas pescarias operam durante os meses de inverno, então isso pode afetar as operações. Esse iceberg tem o potencial de causar problemas localizados em alguns de nossos animais selvagens, embora, é provável que seja um problema menor se ele acabar durante o inverno, quando a maioria dos animais pode se alimentar em distâncias maiores e não precisam voltar para a terra para alimentar os filhotes - ou se tiver se deslocado mudando completamente da ilha", completa Belchier.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário