Ideb: Salvador melhora aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, mas segue longe do ideal
Segundo o MEC, município também ganhou uma posição entre as capitais nos anos finais
Foto: Valter Pontes/ Secom
Dados do Ministério da Educação (MEC), divulgados na noite de quarta-feira (14), revelam que Salvador apresentou avanços no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2023. De acordo com os números, a rede municipal da capital baiana registrou melhora na aprendizagem de português e matemática nos anos iniciais do ensino fundamental e ganhou uma posição entre as capitais nos anos finais.
Nos anos iniciais, Salvador teve nota de 5,47 na proficiência de língua portuguesa e matemática, superando o índice de 2021, que foi de 5,45. Neste quesito, a capital baiana teve nota final do Ideb de 5,3, superando a meta prevista de 5,1. O índice final leva em conta tanto a proficiência quanto o indicador de rendimento.
Nos anos finais do ensino fundamental, a rede municipal de Salvador ganhou uma posição em relação às capitais do país, saindo da 19ª posição para o 18º lugar, alcançando nota de 4,2 no Ideb. Nos anos finais, a aprendizagem de português e matemática registrou índice de 4,59.
O secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, ressalta que, apesar do déficit no sistema de ensino causado pela pandemia, a Prefeitura de Salvador tem adotado uma série de medidas para recompor a aprendizagem.
“Foram contratados 700 estagiários de Pedagogia, Português e Matemática, como parte do Programa de Apoio à Aprendizagem (Paap). Eles estão em sala de aula auxiliando os professores a identificarem as deficiências de cada aluno nas matérias. A partir daí, a equipe tem desenvolvido atividades complementares específicas, a fim de reduzir o déficit de aprendizado”, destacou o secretário.