Coronavírus

Idosa de 92 anos morre com Covid-19, dias depois de hospital atestar que estava curada

Rosa Neves voltou para casa e marido de 93 anos se contaminou

Por Da Redação
Ás

Idosa de 92 anos morre com Covid-19, dias depois de hospital atestar que estava curada

Foto: Reprodução / Arquivo pessoal

A dona de casa Rosa Neves, de 92 anos, morreu com covid-19 dias após receber uma homenagem do Hospital Municipal Evandro Freire, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio, por ter supostamente se curado da doença.

A informação de que ela estava com Covid-19 quando morreu está no atestado de óbito da idosa, que faleceu na última segunda-feira (20) em um hospital em Duque de Caxias.

No dia 1º de julho, Rosa recebeu uma placa dizendo “Eu venci a Covid” após receber alta médica no Evandro Freire, mas a família diz que nunca recebeu o laudo do exame atestando a cura.

O neto da idosa, Ricardo Pereira dos Santos acredita que a avó entrou no hospital apenas com mal-estar e saiu da unidade contaminada.

Após receber a idosa em casa, outros quatro familiares apresentaram sintomas e testaram positivo para a doença. Entre eles, o marido de Dona Rosa, Edvaldo Pereira dos Santos, 93 anos.

Os familiares informaram que chegaram a fazer um teste, em clínica particular, no mesmo dia em que ela recebeu alta, 1º de julho. O resultado foi negativo para Covid-19. Mas os parentes acreditam que ela estava recém-infectada e o laudo não constatou a doença.

Dias depois, já em casa com a família, Rosa Neves voltou a se sentir mal e procurou o hospital. Os médicos informaram a família que novamente era Covid-19 e ela teria que ser internada. Um dia depois, a paciente -- diagnosticada com Alzheimer e supostamente Covid -- foi transferida para o Hospital São José, no município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, sem que a família fosse avisada.

Após ficar internada nove dias no Hospital São José, em Duque de Caxias, Rosa Neves morreu. Depois que ela foi para casa, supostamente curada, quatro pessoas de sua família apresentaram sintomas e testaram positivo para a doença.

Resposta SMS

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou que a paciente de 92 anos, com Alzheimer e supostamente Covid-19 foi transferida -- do Hospital Evandro Freire, na Zona Norte do Rio, para o Hospital Municipal São José, na Baixada Fluminense -- sem que a família fosse avisada. A SMS informou que “lamenta e pede desculpas aos familiares”.

A pasta informou ainda que os resultados dos exames ficam à disposição da família, apesar de a filha e do neto da paciente terem informado ao G1 que não receberam nenhum laudo.

O órgão, em nota posterior (veja a íntegra abaixo), disse ainda que não é possível saber onde a idosa foi infectada e que seguiu todos os protocolos no tratamento, inclusive os prazos para a alta.

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de Duque de Caxias informou que a paciente deu entrada no hospital dia 13 de julho e foi realizado exame de tomografia de tórax, que evidenciou “acometimento pulmonar de 30 a 50%, necessitando de oxigênio”.

A paciente teve “piora progressiva clínica e respiratória, sendo necessário intubação orotraqueal e ventilação mecânica”. Dona Rosa morreu no dia 20 de julho.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.