• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IFBA oferece 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional em Salvador e Região Metropolitana

IFBA oferece 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional em Salvador e Região Metropolitana

Vagas oferecidas são para agente cultural, DJ, editor de vídeo, fotógrafo e músico de banda

Por Da Redação
Ás

Atualizado
IFBA oferece 300 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional em Salvador e Região Metropolitana

Foto: Reprodução/IFBA

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu 300 vagas para um processo seletivo de cursos gratuitos de qualificação profissional. Entre as vagas distribuídas, 30 são para formações de agente cultural, 60 para discotecário (DJ), 120 para editor de vídeo, 60 para fotógrafo e outras 30 para músico de banda. As oportunidades são ofertadas em Salvador e Lauro de Freitas.

Para participar do processo é necessário contemplar a escolaridade mínima exigida, nesse caso, ensino fundamental incompleto (1° ao 5°). Conforme divulgado no edital, alguns candidatos serão priorizados durante a seleção, são eles: públicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Cadastro Único (CadÚnico) e jovens de 16 a 29 anos.

O edital informa que prioriza esses públicos em conformidade com a perspectiva da inclusão, da diversidade humana, das populações vulnerabilizadas, da promoção da equidade de gênero, do combate ao racismo e de todas as formas de discriminação.

Os cursos, com carga horária de 200 horas totais e previsão de inicio no mês de março e conclusão em maio de 2025, serão oferecidos, presencialmente, em Salvador, no Colégio Estadual Barros Barreto, localizado no bairro de Paripe, e em Lauro de Freitas, no IFBA, localizado no bairro de Itinga.

As inscrições são disponibilizadas gratuitamente, e devem ser realizadas até o domingo (9), através de um formulário on-line divulgado pelo IFBA. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição e documentação completa até atingir o limite de inscrições em cada curso, respeitando o público-alvo prioritário.

Do total de vagas, cerca de 60% são destinadas a candidatos pretos, pardos e indígenas (PPI), 5% a pessoas com deficiência (PCD) e 5% a quilombolas. As outras 30% são designadas à ampla concorrência.

Aqueles que forem selecionados e matriculados e que seja comprovado que participam das aulas receberão, mensalmente, um auxílio estudantil no valor de R$ 4,5 por hora/aula. Ao final de todo o curso, é possível receber o valor de R$900, a depender da quantidade de aulas e de horas mensais frequentadas pelo próprio estudante.

Em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a instituição através do email: pmq.ssa@ifba.edu.br.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário