• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • IGBE: Serviços turísticos na Bahia têm os maiores aumentos do país
Bahia

IGBE: Serviços turísticos na Bahia têm os maiores aumentos do país

Atividade voltou a crescer 52,6% no estado

Por Da Redação
Ás

IGBE: Serviços turísticos na Bahia têm os maiores aumentos do país

Foto: Gilberto Júnior / Farol da Bahia

A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, divulgada nesta terça-feira (13), aponta que em maio, as atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia voltaram a crescer (52,6%) frente ao mês anterior (com ajuste sazonal). Após quatro quedas consecutivas, o estado registrou, no mês, o maior aumento para o indicador na sua série histórica, iniciada em 2011. 

Além disso, o resultado foi o melhor entre os 12 estados onde o agregado de turismo é pesquisado separadamente, ficando bem à frente do registrado no país como um todo (18,2%). Todos os estados apresentaram resultado positivo na comparação.  

No confronto com o mesmo mês do ano anterior, a Bahia também teve, em maio, o maior aumento no volume de serviços ligados ao turismo na série histórica, que se iniciou em 2012 para esse indicador (200,3%). O resultado se deu frente à forte queda registrada em maio de 2020 (-72,2%).

Todos os 12 estados apresentaram aumentos consideráveis no volume das atividades turísticas, e a Bahia também mostrou o melhor resultado do país, quase o dobro do registrado no Brasil como um todo (102,2%). 

Nos primeiros cinco meses de 2021, os serviços ligados ao turismo na Bahia apresentaram crescimento (4,2%), em um resultado acima do país como um todo (-5,5%). É a primeira vez, em 2021, que o estado tem alta nesse indicador acumulado.

Porém, no acumulado nos 12 meses encerrados em maio, os serviços turísticos baianos ainda mostram queda (-27,2%). Todos os estados têm recuo nesse indicador, com o resultado nacional (-29,7%) sendo inferior ao registado na Bahia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário