Economia

IGP-M desacelera para 0,81% em junho e fica abaixo do esperado

Projeção da Reuters era alta de 0,87%; índice é referência para medir a inflação no país

Por Da Redação
Ás

IGP-M desacelera para 0,81% em junho e fica abaixo do esperado

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) do mês de junho desacelerou para 0,81%, de acordo com dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV), na última quinta-feira (27).

No mês anterior, a taxa foi de 0,89%. A expectativa para junho, em pesquisa da Reuters, era alta de 0,87%. Com o resultado do mês o índice passou a acumular em 12 meses avanço de 2,45%.

Em comparação com junho de 2023, o índice tinha registrado taxa de -1,93% no mês e acumulava queda de 6,86% em 12 meses anteriores.

O IGP-M é uma medida abrangente do movimento de preços, que engloba diferentes atividades e etapas do processo produtivo. O cálculo do indicador tem em conta a variação de preços de bens e serviços, matérias-primas utilizadas na produção agrícola, industrial e construção civil. Dessa forma, o resultado é a média aritmética ponderada da inflação ao produtor (IPA), consumidor (IPC) e construção civil (INCC).

Variação de cada item

Neste mês, o grupo que apresentou maior aumento de preços foi o de alimentação, que, dentro do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), subiu 0,96% em relação a maio.

Já o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que responde por 60% do índice geral e apura a variação dos preços no atacado, subiu 0,89% em junho, depois de avanço de 1,06% no mês anterior.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou uma alta de 0,93%, um valor superior à taxa de 0,59% de maio.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário