II Simpósio de Produção Científica da Liga destacará pesquisas sobre cuidado materno-infantil no SUS
O tema desta edição é “Produção do cuidado materno-infantil na era da transformação digital: desafios, avanços e oportunidades”
Foto: Divulgação
O II Simpósio de Produção Científica da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil destacará pesquisas relacionadas ao cuidado materno-infantil no âmbito do SUS. Voltado para colaboradores, professores, pesquisadores, residentes e estudantes, o evento, que será realizado no próximo 6 de novembro, das 8h às 17h, contará com a participação de especialistas das áreas de saúde e tecnologia.
“O objetivo principal é divulgar as pesquisas desenvolvidas no âmbito do serviço de saúde na Liga, principalmente no Martagão Gesteira e no Hospital Estadual da Criança (HEC, de modo a incentivar a incorporação dos seus resultados e contribuir no processo de tomada de decisão clínica e gestão, além de fortalecer as áreas estratégicas do Sistema Único de Saúde (SUS)”, ressalta Luciana Knop, gerente de pesquisa do Instituto de Ensino da Saúde e Gestão (IESG), unidade da Liga que está à frente da iniciativa.
O tema desta edição é “Produção do cuidado materno-infantil na era da transformação digital: desafios, avanços e oportunidades”. O Simpósio ocorrerá simultaneamente em dois locais: Salvador, na Associação Bahiana de Medicina, e em Feira de Santana, no auditório da Unifacs. As inscrições para participar podem ser feitas por meio do link: https://www.even3.com.br/ii-simposio-de-producao-cientifica-da-liga-alvaro-bahia-contra-a-mortalidade-infantil-hmg-482300/.
Há duas modalidades de participação no Simpósio: como ouvinte ou participante com submissão de trabalhos científicos a serem selecionados para apresentação oral ou E-pôster. “O evento é totalmente gratuito para as formas de participação e ajudará a mostrar para a sociedade o volume e a qualidade dos trabalhos científicos que a Liga, entidade mantenedora do Martagão, tem produzido”, acrescenta Luciana.
Ainda segundo a gerente do IESG, o evento contará com palestras sobre a visão atual e as tendências da pesquisa em saúde, além de mesas-redondas que promoverão discussões aprofundadas sobre temas relevantes e emergentes na área. Haverá também apresentações orais de trabalhos científicos e exposição de e-pôsteres, proporcionando um espaço para a troca de experiências e a divulgação de novos estudos. Haverá, ainda, uma premiação para os melhores trabalhos desenvolvidos na Liga.
“O simpósio de Produção Científica da Liga é importante para a promoção do conhecimento científico, oferecendo espaço para que estudantes, pesquisadores e profissionais de saúde compartilhem suas experiências. Isso é fundamental para fomentar a cultura de trabalhos científicos nas áreas ligadas à saúde materno-infantil que são o foco da Liga Álvaro Bahia”, acrescentou o gerente administrativo do IESG, Adriano Hora.
Dentre os participantes, estão: o infectologista Roberto Badaró e o ortopedista Gildásio Daltro, em Salvador. Em Feira, o evento contará com palestras dos professores da Uefs Angelo Loula, Kaio Freitas, Wilton Nascimento. Será feita também uma menção honrosa à professora da UEFS Juliana Freitas, por sua dedicação exemplar à enfermagem e à saúde infantil.
“Essas discussões são fundamentais para garantir que as inovações em saúde sejam integradas de forma ética e eficaz, resultando em benefícios para os pacientes e para o sistema de saúde. Há, também, a importância da formação contínua dos profissionais de saúde para o uso de tecnologias de maneira eficaz”, finalizou a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente do HEC, Paula Ribeiro.