• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Ilê Aiyê homenageia presidente do Movimento Popular angolano no Carnaval 2023

Ilê Aiyê homenageia presidente do Movimento Popular angolano no Carnaval 2023

Saída do bloco no Curuzu acontece no sábado (18)

Por Da Redação
Ás

Ilê Aiyê homenageia presidente do Movimento Popular angolano no Carnaval 2023

Foto: Divulgação

O bloco afro Ilê Aiyê vai homenagear o centenário de Agostinho Neto como tema do Carnaval 2023, Carnaval, uma vez reverenciando a importância da ancestralidade africana. A tradicional e concorrida saída do bloco no Curuzu acontece no sábado (18).  

O médico, escritor e político angolano foi presidente do Movimento Popular de Libertação de Angola e responsável pela libertação do povo angolano. Carinhosamente, é conhecido por todos como Manguxi, o pai da nação angolana que, em 2023, completaria 100 anos. 

A festa marca o início do reinado de Dalila Oliveira, Deusa do Ébano 2023. Ao seu lado, também estreiam as princesas eleitas na 42ª Noite da Beleza Negra, Carol Xavier e Larissa Valéria. Nos vocais, estarão Jauncy Oju Bará, Valter França, Juarez Mesquita, Iana Marucha e Graça Onasilê, que se revezam nos dias de desfile. Em 2023, o Ilê Aiyê completa 49 anos desde que foi fundado em 1974, tendo sido em 1975 o seu primeiro desfile no Carnaval.

O ritual de fé abre caminhos e abençoa o Ilê Aiyê, tendo à frente a ialorixá do terreiro Ilê Axé Jitolu, Hildelice Benta dos Santos. Terá cânticos para os orixás e a percussão dos tambores subindo a ladeira. Também não faltarão as bacias de milho, pipoca e pó de pemba para pedir boas energias e um grande Carnaval a Oxalá e Obaluaê. As pombas brancas são uma beleza à parte, também dedicadas a Oxalá.  

PROGRAMAÇÃO

Depois do tradicional ritual na saída do bloco na Ladeira do Curuzu, o trio do Ilê Aiyê segue em festa para o Plano Inclinado da Liberdade. De lá, os associados fazem uma pausa até se encontrarem novamente horas depois no Corredor da Vitória, onde a entidade inicia o seu primeiro desfile em circuito oficial, o Osmar, às 2h do domingo, em direção à Praça da Piedade.

Na segunda-feira, 20h, o Ilê Aiyê levará seu espetáculo cênico-musical para o Circuito Osmar. Comandado pelo som marcante da Band'Aiyê, o bloco sai acompanhado de um cortejo comemorativo ao tema do Carnaval, com destaque para o carro que se transforma em um verdadeiro altar para a rainha e as princesas recém-eleitas.

Na terça-feira, o dia é dedicado ao folião pipoca. O Ilê Aiyê sai em trio sem cordas no Circuito Osmar no turno da tarde, arrastando todos os negões e negonas que têm a entidade carnavalesca como um ícone de resistência e luta por igualdade racial.

SERVIÇO:

1º Dia – 18/02/23 (Sábado)

Circuito Mãe Hilda.

Primeiro desfile: Concentração no Curuzu (20h às 21h), seguindo até Plano Inclinado da Liberdade.

Segundo desfile: a partir de 2h da madrugada de domingo (19/02), saindo da Vitória  em direção a Piedade.

2º Dia - 20/02/23 (Segunda)

Circuito Osmar

Concentração às 18h na Araújo Pinho (Canela)

Saída prevista: 19h

Terça-feira (21/02/23)

Trio Pipoca

Saída: Turno da tarde 

TEMA: “Agostinho Neto - Kilamba, Manguxi, 100 anos do herói nacional de Angola”

FANTASIA: R$ 600

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário