Bahia

Ilê Aiyê oferece vagas para oficinas gratuitas no MAM Bahia

Atividades começam na terça-feira (20), às 10h

Por Da Redação
Ás

Ilê Aiyê oferece vagas para oficinas gratuitas no MAM Bahia

Foto: Carol Garcia/GOVBA

O bloco afro baiano Ilê Aiyê está promovendo oficinas gratuitas no Museu de Arte Moderna (MAM Bahia), em Salvador. As atividades terão início com a aula de dança ministrada pela professora Gisele Soares, que acontecerá nesta terça, quarta e quinta-feira (22), sempre das 10h às 12h. Além disso, também serão oferecidas oficinas de percussão com o professor Kehindê Boa Morte, na terça-feira (20) e nos dias 21 e 22, no turno da tarde, das 14h às 17h.

As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas para qualquer interessado. Para se inscrever, basta acessar o link. A Residência, que inclui outras atividades, continuará até o final deste mês, culminando com a apresentação final do Ilê no museu. Essas atividades fazem parte das comemorações pelos 50 anos de criação do Ilê Aiyê, que tiveram início em 2023 e se estenderão até 2024.

O Programa de Residência Artística do MAM Bahia tem como objetivo buscar coletivos artísticos baianos, geralmente sediados em locais periféricos, como o Ilê, que teve origem no Curuzu, no bairro da Liberdade, na capital baiana. A Residência foi concebida como um laboratório proposto pelos coletivos convidados, em diálogo com os núcleos do museu, como curadoria, educativo, museologia, comunicação e outros. A inspiração para o programa vem do projeto original de Lina Bo Bardi (1914-1992), primeira diretora do MAM (1959-1963), que idealizou uma Residência para o museu.

Fundado em novembro de 1974 por Vovô, o Ilê Aiyê surgiu em um momento histórico importante da década de 1970, quando diversos movimentos de luta e incentivo à cultura negra surgiram. O bloco tem sua sede no terreiro Kwè Acé Jitolu, na ladeira do Curuzu. O nome "Ilê Aiyê" vem do idioma iorubá, utilizado em diversos países do continente africano, como Nigéria, Benim, Togo e Serra Leoa, em que "Ilê" significa "casa" e "Aiyê" significa "terra".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário