Tecnologia

Imagem impressionante da luz das estrelas é capturada por telescópio James Webb

Sensibilidade de equipamento é tamanha que galáxias e estrelas individuais também podem ser vistas atrás da estrela na imagem

Por Da Redação
Ás

Imagem impressionante da luz das estrelas é capturada por telescópio James Webb

Foto: Divulgação/NASA

O avanço da tecnologia tem permitido desvendar os mistérios do universo. Agora, o Telescópio Espacial James Webb deu um passo gigante nessa missão, ao completar com sucesso uma série de etapas cruciais para alinhar seus 18 segmentos de espelhos de ouro. 

O principal observatório espacial do mundo, diante das recentes e surpreendentes imagens, será capaz de espiar dentro das atmosferas de exoplanetas e observar algumas das primeiras galáxias criadas depois que o universo começou, observando-as através da luz infravermelha, que é invisível ao olho humano.

Em 11 de março, o Webb concluiu o “faseamento fino”, um estágio crítico que garante que os recursos ópticos do Webb estejam funcionando como deveriam. Durante os testes, a equipe não encontrou nenhum problema e determinou que Webb pode observar a luz de objetos distantes e alimentar essa luz nos instrumentos científicos a bordo do observatório.

Ao longo desse teste, o foco do telescópio foi uma estrela chamada 2MASS J17554042+6551277. Um filtro vermelho foi usado para mostrar o contraste. A capacidade de observação do Webb é tão sensível que galáxias e estrelas individuais também podem ser vistas atrás da estrela na imagem, segundo informações da CNN.

“As imagens são focadas tão bem quanto as leis da física permitem. Mas como estávamos focando nessas estrelas brilhantes, não pudemos deixar de ver o resto do universo entrando em foco atrás delas, para ver as estrelas e galáxias mais distantes aparecendo”, disse Marshall Perrin, vice-cientista de telescópios Webb no Space Telescope Science Institute em Baltimore.

Embora as primeiras imagens de alta resolução que Webb coleta do cosmos não sejam esperadas até o final de junho, as novas imagens de teste divulgadas pela Nasa nesta quarta-feira (16) mostram que Webb pode usar os segmentos individuais de seu espelho como um gigante de 6,5 metros e capture a luz de uma única estrela.

“As imagens de engenharia que vimos hoje são tão nítidas quanto as imagens que o Hubble pode tirar, mas estão em um comprimento de onda de luz que é totalmente invisível para os humanos, então isso está fazendo o universo invisível se encaixar em um foco muito, muito nítido.”, disse Jane Rigby, cientista do projeto de operações Webb no Goddard Space Flight Center da Nasa em Greenbelt, Maryland. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.