Imagem original de Santa Luzia guiará procissão pela 1ª vez em Salvador
Santa é conhecida por ser protetora dos olhos
Foto: Reprodução/TV Bahia
A Igreja Católica celebra nesta terça-feira (13), o Dia de Santa Luzia, cohhecida por ser protetora dos olhos. Pela primeira vez, a imagem original da santa guiará a procissão desde que foi trazida da Europa para a Bahia, há 120 anos.
As procissões anteriores eram feitas com a imagem peregrina, que é feita de madeira e é mais leve. A programação em homenagens à santa começou às 5h30, com alvorada.
Antes da saída da procissão, programada para às 11h30, uma enorme fila de devotos se formou em frente à igreja. Como tradição, os fiéis foram em busca de lavar os olhos e beber a água da fonte, descoberta em 1738.
Para a procissão, houve a interdição do tráfego de veículos na Rua do Pilar, entre a lateral da Igreja Santa Luzia do Pilar e a Rua Alfredo Henrique de Azevedo, e na Travessa do Pilar.
Uma barreira móvel foi instalada entre a Travessa do Pilar e a Avenida Jequitaia. A procissão fará o retorno no 2º Distrito Naval e seguirá pela Rua Conceição da Praia, Rua da Bélgica, Rua Miguel Calmon, Praça Riachuelo, retornando para a Avenida Jequitaia, fazendo o percurso de volta para a Igreja Santa Luzia.
No trajeto da procissão, serão instaladas barreiras móveis progressivas na Avenida da França (em frente ao galpão 3) e na Rua da Conceição da Praia/Avenida Lafayete Coutinho.