Economia

Imóveis mais caros: valores vão subir acima da inflação em 2022

Os custos da construção civil subiram, e estão sendo pressionados ainda mais devido à guerra da Ucrânia

Por Da Redação
Ás

Imóveis mais caros: valores vão subir acima da inflação em 2022

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O preço dos imóveis deve subir acima da inflação este ano com o aumento da taxa básica de juros (Selic), segundo especialistas. Os custos da construção civil subiram, e estão sendo pressionados ainda mais devido à guerra da Ucrânia.

Até meados de 2021, a Selic estava no seu patamar mais baixo, em 2% ao ano, o que impulsionou as vendas. Para conter a inflação, o Banco Central elevou os juros, chegando a 11,75%. Este ano, as incorporadoras não terão como segurar o repasse, e os reajustes serão acima da inflação, com a alta dos materiais de construção, de acordo com Paulo Pôrto, professor de Negócios Imobiliários da FGV.

O professor ressalta que imóveis populares e até de médio padrão tendem a ser os mais afetados, porque a margem de negociação é estreira. A atual conjuntura favorece o aluguel e o mercado de usados e compra de imóveis remanescentes das construtoras, que têm mais espaço pra barganha, conclui Paulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário