• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Impacto da guerra Israel-Hamas nas crianças é além de arrasador, diz ONU
Mundo

Impacto da guerra Israel-Hamas nas crianças é além de arrasador, diz ONU

Mais de 3.450 pequenos foram mortos em Gaza devido ao conflito

Por Da Redação
Ás

Impacto da guerra Israel-Hamas nas crianças é além de arrasador, diz ONU

Foto: Divulgação/OMS

Desde o dia 7 de outubro, quando o grupo terrorista Hamas iniciou a guerra contra Israel, a cidade palestina de Gaza se tornou um “cemitério” para crianças e um local onde mais de um milhão delas enfrentam escassez de bens essenciais. Segundo Martin Griffiths, chefe de ajuda humanitária da Organização das Nações Unidas (ONU), o sofrimento enfrentado pelas pessoas nas ruas desde o início do conflito é “além de arrasador”.

Griffiths se reuniu na segunda-feira (30), em Jerusalém, com familiares de alguns dos mais de 230 reféns sequestrados pelo Hamas e mantidos em Gaza desde 7 de outubro. Cerca de 30 deles supostamente são crianças. O chefe de ajuda humanitária da ONU disse que, nas últimas semanas, estas famílias “têm vivido em agonia, sem saber se os seus entes queridos estão vivos ou mortos”.

Conforme James Elder, porta-voz do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), mais de 3.450 crianças foram mortas em Gaza devido ao conflito. Além disso, há registros de cerca de mil crianças que estão desaparecidas, com a preocupação de que possam estar presas ou tenham perdido a vida sob os escombros e, portanto, necessitem de resgate imediato.

Em coletiva, Elder afirmou que “as ameaças vão além das bombas e dos morteiros”. As mortes infantis devido à desidratação são, segundo ele, “uma ameaça crescente” no enclave, uma vez que a produção de água de Gaza é de 5% do volume necessário devido a danos na infraestrutura e falta de combustível. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário