Imposto de Renda 2024: quase 810 mil baianos ainda não entregaram declaração

O não envio da declaração está sujeito a implicações; confira

Por Da Redação
Ás

Imposto de Renda 2024: quase 810 mil baianos ainda não entregaram declaração

Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

Apenas 897,5 mil declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram entregues na Bahia este ano, conforme divulgado pela Receita Federal nesta segunda-feira (6). O órgão espera receber 1,7 milhão de declarações dos baianos em 2024. Isso significa que 809,7 mil baianos (47,6%) ainda não enviaram a declaração.

A janela para declaração do IRPF foi aberta no dia 15 de março e será encerrada no próximo dia 31. Os contribuintes que não entregarem o documento estão sujeitos a implicações, como a pendência para regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF).  Além disso, o atraso da entrega resulta em aplicação de multas de 1% ao mês.

Declaração pré-preenchida

Uma das melhores opções para o contribuinte é usar a declaração pré-preenchida, disponível desde a abertura do prazo de entrega. Aqueles que optarem por declarar o IR 2024 usando o modelo pré-preenchido, ou que escolherem a restituição via PIX, terão prioridade no recebimento das restituições.

Na declaração pré-preenchida, os dados do contribuinte são inseridos com base nas informações previamente fornecidas na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que é entregue ao órgão por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo imobiliário e prestadores de serviços de saúde até o final de fevereiro.

A declaração pré-preenchida está disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda (online) ou em aplicativo para iOS ou Android.


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário