Imposto de Renda 2024: quase 810 mil baianos ainda não entregaram declaração
O não envio da declaração está sujeito a implicações; confira
Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr
Apenas 897,5 mil declarações de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) foram entregues na Bahia este ano, conforme divulgado pela Receita Federal nesta segunda-feira (6). O órgão espera receber 1,7 milhão de declarações dos baianos em 2024. Isso significa que 809,7 mil baianos (47,6%) ainda não enviaram a declaração.
A janela para declaração do IRPF foi aberta no dia 15 de março e será encerrada no próximo dia 31. Os contribuintes que não entregarem o documento estão sujeitos a implicações, como a pendência para regularização de Cadastro de Pessoa Física (CPF). Além disso, o atraso da entrega resulta em aplicação de multas de 1% ao mês.
Declaração pré-preenchida
Uma das melhores opções para o contribuinte é usar a declaração pré-preenchida, disponível desde a abertura do prazo de entrega. Aqueles que optarem por declarar o IR 2024 usando o modelo pré-preenchido, ou que escolherem a restituição via PIX, terão prioridade no recebimento das restituições.
Na declaração pré-preenchida, os dados do contribuinte são inseridos com base nas informações previamente fornecidas na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), que é entregue ao órgão por pessoas jurídicas pagadoras, empresas do ramo imobiliário e prestadores de serviços de saúde até o final de fevereiro.
A declaração pré-preenchida está disponível tanto pelo Programa Gerador de Declaração (PGD), via computador, quanto pela solução Meu Imposto de Renda (online) ou em aplicativo para iOS ou Android.