Impostos do Simples voltam a ser cobrados a partir de outubro
MEIs pagarão todos os tributos no último trimestre do ano
Foto: Reprodução/Jornal Contábil
Os donos de pequenas empresas que optaram por prorrogar o prazo para pagamento dos tributos do Simples Nacional voltarão a cumprir compromisso a partir de outubro, uma vez que o governo não indicou qualquer novo adiamento. A resolução do CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional) publicada em abril beneficiou os MEIs (microempreendedores individuais), micro e pequenas empresas em meio à crise econômica causada pela pandemia do coronavírus.
Para os demais optantes do Simples Nacional, como micro e pequenas empresas, o ICMS e o ISS foram prorrogados até o mês de junho e os tributos federais por seis meses, retornando o pagamento em outubro. Assim, os donos de pequenas empresas, de uma forma geral, terão que pagar, em cada um dos meses (outubro, novembro e dezembro), dois valores: um relativo ao período com prorrogação e outro do período corrente.
De acordo com os especialistas em direito tributário, o atraso no recolhimento do Simples Nacional impõe ao donos de pequenas empresas a aplicação de uma série de penalidades, como multas e juros cumulativos. “Agora, vão ter que pagar de forma acumulada, o do mês atual mais o que deixaram de pagar, o que deve causar um problema, sobretudo para quem não se organizou”, diz o professor de direito tributário do Ibmec-DF Thiago Sorrentino.