• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Impostos são citados como o maior empecilho para o avanço de negócios, diz pesquisa
Economia

Impostos são citados como o maior empecilho para o avanço de negócios, diz pesquisa

Levantamento foi realizado pelo Inper com 1.287 empreendedores

Por Da Redação, Agências
Ás

Impostos são citados como o maior empecilho para o avanço de negócios, diz pesquisa

Foto: Reprodução

Os impostos foram citados como o maior empecilho para o avanço de negócios na opinião de 47,7% dos empresários, de acordo com a avaliação de empreendedores dos setores de comércio, indústria e serviços, realizado pelo Centro de Estudos em Negócios do Insper. Taxa de juros apareceu em segundo lugar, com 20,6%. Em seguida, ficaram inadimplência (14,9%), encargos trabalhistas (14,2%) e taxa de câmbio (2,6%).

A pesquisa realizada com 1.287 empreendedores mostrou que apenas 26,6% acha que terá pouco impacto nos negócios. Outros 17,6% consideraram que resultará em muito impacto e, na opinião de 19,9%, não haverá nenhum. A reforma foi vista como irrelevante por 13,9% deles. Não souberam responder ou não opinaram 22% deles.

Em relação ao cenário externo, apesar de conflitos comerciais entre países, 25,4% avaliaram como viável investir em oportunidades fora do Brasil. Em outra direção, 19,7% trataram o movimento como inviável, por ser muito arriscado. A maioria, no entanto, nunca parou para analisar o tema (55%).

Os dados foram obtidos por meio de entrevistas telefônicas com 1.287 pequenos e médios empresários, de 16 a 20 de setembro deste ano. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.