Imunidade coletiva pode ser possível após contaminação de 20% da população, revela estudo
Os cientistas identificaram duas categorias para os fatores de contaminação
Foto: Divulgação
Um estudo preliminar realizado por cientistas brasileiros, portugueses e britânicos, revelou que a imunidade de rebanho pela covid-19, também conhecida como imunidade coletiva, pode ser possível após a contaminação de 10% a 20% da população de um local.
De acordo com o estudo, os fatores apontados para alguém ser contaminado pela covid-19 são divididos em dois grupos: um de ordem biológica, como genética e imunidade; e os fatores comportamentais, que diz respeito ao nível de contato do indivíduo com outras pessoas no dia-a-dia.
A pesquisa também se baseou nos resultados de imunização pelo sarampo, doença altamente contagiosa. Pesquisas revelam que cada pessoa infectada pelo sarampo pode transmitir o vírus para outras 12 pessoas ou mais, o que indica uma taxa de replicação do vírus (R0) igual a 12.
Os pesquisadores do estudo ainda analisam qual é o R0 da covid-19, mas a estimativa é que fique entre 2 e 3. Sabendo essa taxa, estima-se que a covid-19 possa ser erradicada se 60% a 70% das pessoas estiverem imunizadas.
Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil já registra 2.447.917 infectados pela covid-19 e mais de 87 mil mortes. O número de recuperados é de 1.634.274
e outros 697.813 pacientes seguem em acompanhamento.