Inadimplentes do Fies acumulam R$ 11 bilhões em dívidas, aponta FNDE
Inscrições para novos contratos de financiamento estudantil no primeiro semestre foram abertas nesta terça-feira (7)
Foto: Reprodução/Agência Brasil
O governo federal registra R$ 11,3 bilhões em parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que já deveriam ter sido pagas, porém estão em atraso, segundo dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), obtidos via Lei de Acesso à Informação (LAI).
Dentre os quase 1,9 milhão de ex-estudantes que já estão na fase de pagamento das parcelas, a chamada amortização, 53,7% contabilizam dívidas atrasadas há mais de três meses.
Nesta segunda-feira (6), o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que "a inadimplência do Fies está altíssima", e anunciou a criação de um grupo de trabalho interministerial para avaliar o problema, bem como possíveis mudanças do programa, como aumento do teto de financiamento e a desburocratização do fundo.
"Não dá tempo para mudar as regras já para essa inscrição agora. Essas regras poderão mudar a partir do resultado do trabalho, que vai ser formado por esse comitê gestor", declarou, por meio das redes sociais.
As inscrições para mais de 67 mil novos contratos de financiamento estudantil no primeiro semestre foram abertas nesta terça-feira (7) pelo Ministério da Educação.