Incêndio atinge Parque Nacional da Chapada Diamantina; bombeiros controlam o fogo
Os incêndios afetaram áreas de pelo menos 14 cidades baianas
Foto: Mauro Anchieta / TV Bahia
O incêndio que afetou a Serra do Candombá, localizada no coração do Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, foi controlado na noite de sábado (14). Essa ação foi conduzida pelos bombeiros, brigadistas do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e outros voluntários da região. O fogo ameaçou uma área de grande importância ecológica e ambiental, que abrange três biomas brasileiros: a Mata Atlântica, o Cerrado e a Caatinga.
O Corpo de Bombeiros, afirmou que agentes da Base Chapada atuam no rescaldo e monitoramento de possíveis novas chamas neste domingo (15).
O Parque Nacional da Chapada Diamantina ocupa uma área de 152.000 hectares e protege uma parte da Serra do Sincorá, a porção norte da Serra do Espinhaço, uma extensa cadeia de montanhas que se estende de Minas Gerais à Bahia. Esta área abriga uma diversidade de ecossistemas e recursos naturais, tornando-se o lar de 33 cachoeiras, incluindo a impressionante Cachoeira da Fumaça, que possui 390 metros de altura.
A Chapada Diamantina conta com dois sistemas de cavernas, dezenas de locais de escalada, sítios históricos e o Marimbus, uma área alagada conhecida como o "Pantanal da Chapada Diamantina."
Para garantir a proteção deste patrimônio ambiental, cerca de 200 profissionais e 40 viaturas do Corpo de Bombeiros Militar (CBMBA) têm se dedicado ao combate dos incêndios florestais que assolam as regiões oeste, norte e a própria Chapada Diamantina desde sábado (14).
Os incêndios afetaram áreas de pelo menos 14 cidades. As autoridades estão utilizando drones e seis aeronaves, disponibilizadas pelo Programa Bahia Sem Fogo, para apoiar as operações.
Além de combater as chamas, os bombeiros também estão realizando ações preventivas e trabalhando em estreita colaboração com as comunidades locais para garantir a segurança da região.