• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Incêndio na Amazônia ameaça ganhos ambientais na proteção dos biomas
Brasil

Incêndio na Amazônia ameaça ganhos ambientais na proteção dos biomas

O fogo descontrolado se tornou o principal fator de degradação da floresta

Por Da Redação
Ás

Incêndio na Amazônia ameaça ganhos ambientais na proteção dos biomas

Foto: Agência Brasil

Um artigo publicado pela revista científica Nature Ecology & Evolution na última semana, apontou que os incêndios se tornaram o principal fator de degradação da Amazônia brasileira, chegando a ameaçar os ganhos ambientais na proteção do bioma. os cientistas recomendam que sejam feitos ''esforços urgentes e coordenados'' para eliminar o riscos de fogo descontrolado. 

“Primeiro, é preciso entender o que levou ao aumento do fogo. Com mais dados em mãos, as políticas podem ter maior efetividade. Uma das hipóteses que consideramos para explicar a alta nos incêndios é a ocorrência de uma queima antecipada, aproveitando o início da estação seca amazônica, para evitar sanções mais severas no final do ano, quando teremos que lidar com os efeitos fortes e esperados do El Niño”, explica Paulo Moutinho, cientista sênior no IPAM (Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia) e um dos autores do artigo.

Mesmo com uma queda de 42% registrada no desmatamento da Amazônia no primeiro semestre deste ano, quando comparado ao mesmo período do ano passado, o fogo continuou subindo. Do mês de janeiro ao mês de julho deste ano, os focos de incêndio no bioma tiveram alta de 10,76% em relação a 2022.

“O fogo na Amazônia geralmente ocorre em áreas que foram desmatadas, ou seja, uma ilegalidade conectada à outra. Por isso, chamamos fogo de desmatamento. Além desse, há outros tipos de fogo característicos do bioma, como o fogo de manejo em pastagens. Mas o fogo de desmatamento era o mais comum, muitas vezes causando incêndios de grande proporção”, comenta Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM, também autora do texto.

Além da ação humana, o contexto climático oferece condições para o aumento do fogo: um El Niño ativo, com efeitos de mais calor e mais seca, em retroalimentação com as mudanças climáticas, que têm como consequência a alteração de padrões e ciclos naturais, como o da chuva.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário