• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Incêndios na Amazônia batem recorde no início de 2024, revela levantamento
Brasil

Incêndios na Amazônia batem recorde no início de 2024, revela levantamento

Seca na região da floresta amazônica foi impulsionada pelo fenômeno climático El Niño e pelo aquecimento global

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Incêndios na Amazônia batem recorde no início de 2024, revela levantamento

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Nos primeiros quatro meses do ano, a Floresta Amazônica Brasileira sofreu as maiores queimadas já registradas. e a associação que representa os trabalhadores ambientais do país, atribuiu parte da culpa à redução nos gastos do governo com o combate aos incêndios.

A seca que bateu o recorde na região da floresta amazônica, impulsionada pelo fenômeno climático El Niño e pelo aquecimento global, ajudou a contribuir para que as condições de baixa umidade alimentassem os incêndios este ano.

São mais de 12.000 quilômetros quadrados da floresta amazônica brasileira que foram queimados entre janeiro e abril, o maior número em mais de duas décadas, segundo dados compilados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Essa área é maior do que o Catar.

Os incêndios na Amazônia geralmente não ocorrem naturalmente, sendo provocados por pessoas, que muitas vezes buscam limpar terras para a agricultura.

Os cortes no orçamento de combate a incêndios também são parcialmente culpados, segundo a Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Especialista em Meio Ambiente e do Pecma (Ascema Nacional). Eles reclamam que o orçamento do Ibama neste ano para o combate a incêndios é 24% menor do que em 2023.

Desde janeiro, os agentes do Ibama suspenderam o trabalho de campo em meio a tensas negociações com o governo federal por melhores salários e condições de trabalho. Já Ascema rejeitou a última oferta do governo e exigiu aumentos salariais mais robustos após mais de uma década de reajustes considerados baixos e redução de pessoal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou sua reputação internacional na proteção da floresta amazônica e na restauração do Brasil como líder em políticas ambientais. Maior floresta tropical do mundo, a Amazônia é vital para conter o aquecimento global devido à sua capacidade de absorver uma abundantemente de gases de efeito estufa.

Embora a área queimada seja um recorde para os primeiros quatro meses do ano, ela não é grande em comparação com as queimadas no pico da estação seca, de agosto a novembro, quando uma área de tamanho equivalente pode ser queimada em um único mês.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário