Índia supera o Brasil e se torna o 2º país no mundo com mais casos de coronavírus

Em meio a segunda onda, país registra novo recorde diário de confirmação de infecções

Por Da Redação
Ás

Índia supera o Brasil  e se torna o 2º país no mundo com mais casos de coronavírus

Foto: Reprodução/Olhar Digital

A Índia ultrapassou o Brasil nesta segunda-feira (12) como o segundo país com mais casos confirmados de coronavírus em todo o mundo, após registrar mais de 168 mil infectados nas últimas 24 horas. Com a última atualização, o total de infectados no segundo país mais populoso do mundo é de 13,52 milhões, contra 13,48 milhões do Brasil. Os Estados Unidos seguem na liderança do ranking com 31,2 milhões. 

O país enfrenta uma segunda onda muito mais forte que a primeira, que ocorreu em setembro de 2020 e não chegou a ter nenhum dia com mais de 100 mil novos infectados. Mas ela tem sido menos letal, de acordo com os dados do governo indiano. Foram 904 mortes nas últimas 24 horas, ainda abaixo do pico de 1,3 mil mortes em setembro.

Especialistas citam as aglomerações de pessoas, em sua maioria sem máscaras; as festas religiosas; os comícios eleitorais; e as novas variantes como responsáveis pelo recorde. Em sete dias, o país registrou mais 938 mil casos nos últimos sete dias, uma alta de 70% na comparação com a semana anterior. No mesmo período, o Brasil registrou 497 mil e os EUA, 490 mil.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi, se recusa a adotar um lockdown nacional, depois que o primeiro, adotado no ano passado, teve um forte impacto econômico. Entretanto, Modi pediu aos estados que decidissem sobre a imposição de restrições locais para conter a disseminação do vírus. O recorde de casos ocorre em meio à aceleração da vacinação no país.

A Índia é o maior produtor mundial de vacinas e iniciou em janeiro sua campanha de imunização, que demorou a engrenar. O país é o terceiro país que mais aplicou vacinas (101 milhões), atrás dos Estados Unidos (183 milhões) e China (164 milhões), de acordo com o Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.