Indicados por acionistas minoritários são eleitos para Conselho da Petrobras
União aprovou Ricardo Soriano, Jônathas de Castro e mais quatro
Foto: Agência Brasil
O presidente da Assembleia Geral Extraordinário (AGE) da Petrobras, Bernardo Costa e Silva, informou que os dois nomes indicados pelos acionistas minoritários Marcelo Gasparino e Juca Abdalla foram eleitos para o Conselho de Administração da estatal.
Ricardo Soriano de Alencar, procurador-geral da Fazenda Nacional, e Jônathas de Castro, secretário-executivo da Casa Civil da Presidência da República, foram considerados pelos comitês de Elegibilidade (Celeg) e de Pessoas (Cope) da estatal como inelegíveis por apresentarem conflito de interesses para assumirem os cargos. Os nomes de Soriano e de Castro somente entraram na lista de candidatos no início da assembleia de acionistas por indicação do procurador da Fazenda Nacional Ivo Cordeiro Pinho Timbó, representante da União.
Foram aprovados pelo Conselho de Administração para serem eleitos na assembleia, além do presidente da Petrobras, Caio Paes de Andrade, o presidente do Serpro, Gileno Gurjão Barreto (indicado a presidente do colegiado); Edison Antonio Costa Britto Garcia; a presidente do Conselho do Banco do Brasil, Ieda Aparecida de Moura Gagni; e os atuais conselheiros Ruy Flaks Schneider e Márcio Andrade Weber.