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Economia

Índice de Confiança do Consumidor cresce, trazendo perspectiva de melhoria para bares e restaurantes, aponta FGV

Por outro lado, pesquisa mais recente da Abrasel indicou que 29% das empresas operaram em prejuízo no começo do ano

Por Da Redação
Ás

Índice de Confiança do Consumidor cresce, trazendo perspectiva de melhoria para bares e restaurantes, aponta FGV

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Depois de um início de ano desafiador, o setor de bares e restaurantes ganhou um sopro de otimismo: o ICC (Índice de Confiança do Consumidor) divulgado pela FGV subiu 1,6 pontos – registrando a primeira alta em 2024. Ainda que tímido, o crescimento acende a esperança de recuperação para um setor que ainda enfrenta adversidades por conta da pandemia.

Mesmo com a melhoria,  o resultado ainda é preocupante, já que o índice chegou a 91,3 pontos, passando de “pessimista” para “moderadamente pessimista.”

O primeiro semestre é muito importante para os bares e restaurantes, com datas rentáveis para o setor, como a Semana Santa, o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que tradicionalmente impulsionam as vendas. O aumento da confiança do consumidor nesse período é um indicativo positivo, sugerindo que os brasileiros podem estar mais dispostos a gastar mais. 

“Apesar dos desafios enfrentados no início do ano, incluindo a alta da alimentação e bebidas, principais insumos dos bares e restaurantes, o setor mostra sinais de resiliência. Em janeiro tivemos uma baixa no faturamento: nossa pesquisa mais recente indicou que 29% dos estabelecimentos operaram em prejuízo. Porém, o Carnaval ajudou a amenizar esse impacto e a expectativa é que outras datas como Semana Santa, Dia das Mães e Dia dos Namorados deem ainda mais alívio. Espera-se que, com a melhora nos indicadores econômicos e o aumento da confiança do consumidor, possa haver uma recuperação significativa nos próximos meses”, afirma Paulo Solmucci, presidente-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). 

Segundo dados do índice Abrasel-Stone – que mede o volume de vendas no setor – em fevereiro houve um aumento de 2,2% em fevereiro, ante uma queda de 5,1% no volume das vendas em janeiro.

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