Índice de pessoas em casa cai pela quinta semana seguida, aponta monitoramento
Startup brasileira é responsável por monitorar localização de 60 milhões de smartfones
Foto: Reprodução/Internet
Pela quinta semana seguida, a média de pessoas em casa no Brasil registrou uma queda, chegando a 51,5% na terça-feira (21). É o que mostra os dados de geolocalização dos celulares compilados pela In Loco, uma startup brasileira que criou o IIS (Índice de Isolamento Social) e monitora diariamente a movimentação de 60 milhões de aparelhos. A média do último mês (23 de março a 23 de abril) ficou em 53,29%, sendo 51,2% considerando apenas os dias úteis.
Na quinta-feira (22), houve um novo recorde negativo desde que a quarentena foi intensificada, apenas 46% dos brasileiros estavam ausentes. Os maiores picos positivos são os fins de semana, especialmente domingos e feriados. O máximo foi em 22 de março, quando chegou a 69,6%. Antes dos decretos para conter a propagação de coronavírus, o IIS fica na casa dos 28%. Não há um consenso sobre o número ideal de isolamento social.
Em São Paulo, o chefe do Centro de Contingência de Combate ao Vírus Coronel, o infectologista David Uip, afirmou que uma região metropolitana de capital pode "enfrentar o pico do Everest", caso a população não respeite o índice de 50% de isolamento social. "Isso é grave, não pode haver nenhum relaxamento na política de isolamento", disse.