• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Indígenas Yanomami são assassinados por garimpeiros ilegais em comunidade, diz líder
Brasil

Indígenas Yanomami são assassinados por garimpeiros ilegais em comunidade, diz líder

Garimpeiros tentam fugir do território desde a última quarta-feira (1)

Por Da Redação
Ás

Indígenas Yanomami são assassinados por garimpeiros ilegais em comunidade, diz líder

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O líder Júnior Hekurari Yanomami divulgou no domingo (5) que três indígenas Yanomami foram assassinados por garimpeiros na região do Homoxi, dentro da Terra Indígena. O Hekurari acompanha as ações de saúde frente à crise humanitária no território.

A informação sobre os assassinatos foi repassada a Hekurari por indígenas das regiões de Haxiu e Waphuta. A ministra dos Povo Indígenas, Sônia Guajajara, esteve no território nesse domingo (5) e sobrevoou algumas regiões.

"Recebi informações das comunidades do Haxiu e Waphuta de que os garimpeiros mataram três jovens. Estamos muito preocupados. Hoje, sobrevoamos com a ministra onde tiveram as mortes. Têm muitos garimpeiros e helicópteros voando em cima. Nós ficamos muito preocupados . As comunidades querem ir lá para buscar esse corpo. Nós comunicamos a Polícia Federal, o Ministério Público Federal e a Funai para apoiar no resgate desses corpos que estão no Homoxi", disse Hekurari.

Segundo o líder, conforme as informações dadas a ele, é que as mortes foram causadas por garimpeiros que estão em fuga pelo território. Grupos têm fugido, nos últimos dias, pelas matas e por rios. Pelo fato do espaço aéreo estar fechado, as aeronaves clandestinas se recusam a entrar na região para buscá-los.

Os garimpeiros ilegais começaram a deixar o território na última quarta-feira (1), quando a Força Aérea Brasileira iniciou o controle do espaço aéreo e usar as aeronaves com radares superpotentes. 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou em rede social nesta segunda-feira (6) que determinou reforço das forças de segurança federais que atuam em Roraima para retirar garimpeiros ilegais de terras indígenas, incluindo as áreas de indígenas Yanomami.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.