Índios interditam estrada em Ilhéus para protestar contra PL de demarcação de terras
Mobilização faz parte de ato nacional contrário à transferência da responsabilidade para o Congresso
Foto: Reprodução/G1/TV Bahia
Um grupo de indígenas da tribo tupinambá interditou na manhã desta quarta-feira (30), um trecho da BA-001, que liga as cidades de Ilhéus e Olivença, no sul da Bahia, em protesto contra a votação do Projeto de Lei (PL) 490, que transfere a competência da demarcação de terras. Atualmente, a prerrogativa cabe à Fundação Nacional do Índio (Funai) e, caso o PL seja aprovado, a autonomia passa a ser do Congresso Nacional.
Os manifestantes pedem também que haja uma revisão na atual demarcação. Os dois trechos da via seguem bloqueados, e a Polícia Militar (PM) acompanha as mobilizações. As manifestações fazem parte de uma série de protestos de ordem nacional, com grupos de várias etnias se posicionando de maneira contrária à votação do PL.
Na segunda-feira (28), índios da tribo Hãe-Hãe-Hãe, de Itaju do Colônia, fecharam os dois sentidos da BR-415, gerando longo congestionamento na altura do trevo de Santa Cruz da Vitória. No dia 17 de junho, um grupo da mesma tribo ocupou por dois dias a sede Fundação Nacional do Índio (Funai), em Porto Seguro, em protesto contra o PL.