• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Indústria automobilística brasileira tem desempenho desfavorável em abril
Brasil

Indústria automobilística brasileira tem desempenho desfavorável em abril

A produção registrou uma redução de 19,4% no mês, enquanto as vendas de veículos novos recuaram 19,2%

Por Da Redação
Ás

Indústria automobilística brasileira tem desempenho desfavorável em abril

Foto: Reprodução/ Washington Alves

De acordo com dados da associação de montadoras Anfavea, a indústria brasileira de veículos enfrentou uma queda significativa em abril em comparação a março. A produção de carros, picapes, utilitários esportivos, vans comerciais, caminhões e ônibus registrou uma redução de 19,4% no mês, enquanto as vendas de veículos novos recuaram 19,2%.

Esse desempenho negativo tem sido atribuído a diversos fatores, incluindo o ambiente de juros elevados, que impacta a demanda por carros novos, a antecipação de compras de caminhões e ônibus no final do ano passado e a instabilidade no fornecimento de componentes.

Dados da indústria automobilística:
- A produção de veículos em abril alcançou a marca de 178,9 mil unidades, o menor nível para o mês desde pelo menos 2020.
- Os emplacamentos totalizaram 160,7 mil unidades no período.
- A siderúrgica Gerdau, importante fornecedora de aço para as montadoras do país, informou que pelo menos oito fábricas de veículos no Brasil estavam paralisadas.
- Em comparação com abril de 2022, a produção do mês passado registrou uma queda de aproximadamente 4%, enquanto as vendas apresentaram um aumento de 9,2% no mesmo período.
- No acumulado do quadrimestre, a produção mostrou um crescimento de 4,8% em relação ao mesmo período de 2022, totalizando 714,9 mil veículos. As vendas também apresentaram um avanço de 14,4% no quadrimestre, totalizando 632,5 mil unidades.
- As exportações de abril tiveram uma redução de 24,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando 34 mil veículos. No acumulado do quadrimestre, as exportações registraram uma queda de 4,3%, totalizando 146,3 mil unidades.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário