Indústria de Massas, Biscoitos e Pães projetam crescimento de 1% em 2022
Abimapi não prevê explosão de consumo para este ano

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Depois de registrar um bom crescimento de cerca de 6% em 2020 no volume de vendas, o setor de biscoitos, massas e pães e bolos industrializados projetam encerrar este ano com uma elevação menor, em torno de 1%.
Para o presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi), Claudio Zanão, apesar de pequeno, é um bom resultado.
“Nossa expectativa é de crescimento de volume em torno de 1% no máximo. Mas se estabilizar em 0% será um bom resultado também”, disse ele, em entrevista à Agência Brasil, durante o 17º Congresso Internacional das Indústrias. “A nossa categoria de produtos vem se mantendo muito bem durante a pandemia. Houve um crescimento maior em 2020, com o auxílio-emergencial. Em 2021 e 2022 houve uma queda, mas em paralelo a 2019, que era período pré-pandemia. Então não há nenhum motivo para uma explosão de consumo novamente”, explicou.
Ele explica que nem mesmo Copa do Mundo ou as eleições podem mudar esse cenário. Somente o poder aquisitivo da população. “Infelizmente não é a Copa do Mundo, nem as eleições [que vão influenciar nos números], mas o poder aquisitivo, que continua baixo. O auxílio-emergencial está menor e inconstante. Então isso faz com que se tenha menos dinheiro no bolso e o resultado é menos consumo”, falou o presidente-executivo da Abimapi.