• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Inema analisa se vazão de barragem na Bahia seguiu protocolos de segurança
Bahia

Inema analisa se vazão de barragem na Bahia seguiu protocolos de segurança

Volume de água liberado foi maior do que o limite estabelecido para evitar inundações

Por Da Redação
Ás

Inema analisa se vazão de barragem na Bahia seguiu protocolos de segurança

Foto: Reprodução/TV Bahia

Mais de 6500 pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelo transbordamento do rio Jequiezinho, em Jequié, no sudoeste da Bahia. No local, 500 pessoas estão desalojadas e mais 130 desabrigadas. O nível do rio subiu depois que a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) precisou aumentar a vazão da Barragem de Pedra, na Bacia do Rio de Contas, por causa das fortes chuvas.

Com mais água liberada, o rio transbordou, invadindo a cidade. Agora, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), que monitora as barragens em todo o estado, analisa se vazão de barragem seguiu protocolos de segurança. De acordo com o instituto, o volume de água liberado pela barragem foi três vezes maior do que o limite estabelecido para evitar inundações.

O volume de retenção máximo que ela pode liberar, que é de conhecimento da Chesf, é de cerca de 800 metros cúbicos. Em nota, a Chesf disse que devido a diminuição das chuvas e das vazões afluentes ao reservatório e ainda ao fato da previsão meteorológica não indicar a ocorrência de chuvas fortes na Bacia do Rio de Contas para os próximos dias, a defluência será reduzida aos poucos de 2.400 metros cúbicos por segundo para 1.800 m³/s, até nova reavaliação.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.