Inema envia equipe para investigar aparecimento de peixes e siris mortos em Praia de São Tomé de Paripe
Instituto colheu informações na praia para entender o que teria causado a morte dos animais
Foto: Feijão Almeida/GOVBA
Após receber informações da imprensa sobre o aparecimento de siris e peixes mortos na região da praia de São Tomé de Paripe, em Salvador, próximo da empresa Intermarítima, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou, neste sábado (13), que enviou uma equipe técnica de fiscalização para inspeção em campo.
Segundo o instituto, foram colhidas informações com populares na praia e houve relatos que teria ocorrido o desmoronamento de uma parte do muro da empresa Intermarítima, por causa das fortes chuvas, e produtos químicos teriam sido levados para a maré, o que causou a morte dos animais.
A partir disso, os técnicos do Inema realizaram inspeção nas dependências da referida empresa, confirmando que parte do muro cedeu, mas sem indicativo de qualquer vazamento. A empresa disponibilizou cópias da Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos (FISPQ) dos produtos em operação e estocados no pátio, bem como de outros documentos, que serão analisados pela equipe de fiscalização do instituto. O Inema ressaltou ainda que continua acompanhando a situação.
Durante a vistoria também estava presente a equipe da Marinha do Brasil, que informou ter realizado uma inspeção marítima na área relatada pelos pescadores e no entorno da empresa, não encontrando vestígios de derramamentos de produtos químicos na área.
O instituto informou que a população, ao perceber qualquer dano ambiental nos ecossistemas naturais, deve comunicar imediatamente ao Inema por meio do disque-denúncia 0800 071 1400 ou pelo e-mail denuncia@inema.ba.gov.br.