• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Infestação de mosquito barbeiro preocupa moradores de condomínio em Salvador
Bahia

Infestação de mosquito barbeiro preocupa moradores de condomínio em Salvador

Em 2019, foram capturados 309 mosquitos

Por Da Redação
Ás

Infestação de mosquito barbeiro preocupa moradores de condomínio em Salvador

Foto: Reprodução/ TV Bahia

Os moradores de um condomínio localizado no bairro Jardim Esperança, em Salvador, têm sofrido com a infestação do mosquito barbeiro. Os primeiros apareceram há cerca de seis meses e de janeiro a março deste ano, os moradores já encontraram pelo menos 20 insetos.

A maior preocupação é a possibilidade de o mosquito estar infectado e por conta disso transmita o Trypanosoma cruzi, protozoário encontrado nas fezes do inseto e um dos responsáveis pela Doença de Chagas. A doença provoca inchaço, febre e, caso não seja tratada, pode causar insuficiência cardíaca.

A bióloga Lucrécia Lopes, que atua no centro de zoonoses de Salvador, explica que a espécie encontrada é silvestre, encontrada em mata nativa.

“Eles sugam o sangue de pequenos mamíferos de região de mata. O que está acontecendo em Salvador é que, com a devastação da mata nativa, as principais fontes de alimentos desses insetos foram afastadas e, com a aproximação do ser humano, eles podem entrar nas residências. Ele não tem capacidade para voar, geralmente eles são levados pelo vento ou atraídos pela luz", destacou.

Em 2019 foram realizadas 309 capturas e barbeiros em Salvador, enquanto neste ano ocorreram 58 capturas na capital baiana.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário