Economia

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março, aponta Ipea

Famílias de baixa renda foram mais beneficiadas

Por Da Redação
Ás

Inflação desacelera para todas as faixas de renda em março, aponta Ipea

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou, nesta sexta-feira (14), que a inflação desacelerou para todas as faixas de renda em março. De acordo com o órgão, que desagrega o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) por classes sociais, as famílias de menor renda foram as que mais se beneficiaram.

Dados do Indicador Ipea de Inflação por Faixa de Renda mostram que a inflação para as famílias de renda muito baixa somou 0,53% em março. A maior taxa ficou com as famílias de renda média-alta, com 0,81%.

Em relação a março de 2022, houve forte desaceleração para todas as classes sociais, mas a redução foi mais intensa para as famílias de menor poder aquisitivo, principalmente por causa da redução da alta nos preços dos alimentos em domicílio. 

Com exceção dos segmentos de pescados e de aves e ovos, os demais alimentos registraram variações de preços menores em março de 2023 em relação a março de 2022.

Na divisão por categorias de renda, o IPCA fechou março da seguinte forma:

Faixa Índice em março
Renda muito baixa 0,53% 
Renda baixa  0,65% 
Renda média-baixa  0,76%
Renda média  0,80% 
Renda média-alta  0,81% 
Renda alta  0,69% 
IPCA total 0,71% 

No acumulado em 12 meses terminados em março, as famílias de renda alta tiveram a inflação mais elevada (6,44%). A menor inflação foi registrada no segmento de renda média-baixa (4,38%). Entre as famílias de renda muito baixa, o indicador atingiu 4,60%.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário