• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação na Região Metropolitana de Salvador em Janeiro de 2024 é a mais Baixa desde 1995
Economia

Inflação na Região Metropolitana de Salvador em Janeiro de 2024 é a mais Baixa desde 1995

Índice divulgado pelo IBGE mostra desaceleração dos preços ao consumidor

Por Da Redação
Ás

Inflação na Região Metropolitana de Salvador em Janeiro de 2024 é a mais Baixa desde 1995

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A inflação na Região Metropolitana de Salvador (RMS) desacelerou em janeiro, atingindo o menor índice para o mês desde o início do Plano Real, em 1995, segundo dados divulgados na última quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou um aumento de 0,13%, o segundo menor do país, empatado com o da Região Metropolitana de Porto Alegre, e superado apenas pelo registrado em Brasília.

Dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados pelo instituto, cinco apresentaram aumento nos preços em janeiro, com destaque para o segmento de alimentação, que exerceu a maior pressão inflacionária na região, impulsionada pelas altas nos preços das frutas, como a banana-prata, que teve um aumento de 18,07%.

Por outro lado, entre os quatro grupos que registraram queda de preços, habitação e transportes foram os que mais contribuíram para conter a inflação no mês. Essa redução foi influenciada principalmente pela queda nos preços da energia elétrica residencial, com uma diminuição de 9,11%, e das passagens aéreas, que caíram 15,18%, respectivamente.

Comparado a dezembro do ano passado, quando a inflação ficou em 0,84%, o índice de janeiro representa uma significativa desaceleração. Nos últimos 12 meses encerrados em janeiro, o IPCA acumula alta de 3,49%, enquanto no Brasil como um todo, a taxa foi de 0,42% no mês passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário