• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Inflação se mantém menor para famílias com renda mais baixa em novembro, diz Ipea

Inflação se mantém menor para famílias com renda mais baixa em novembro, diz Ipea

Inflação para famílias com renda muito baixa, baixa e média-baixa passou de 0,13% em outubro para 0,20%

Por Da Redação
Ás

Inflação se mantém menor para famílias com renda mais baixa em novembro, diz Ipea

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Em novembro deste ano, a inflação oficial para famílias de renda mais baixa persistiu em níveis inferiores àquelas com renda mais alta. Essa tendência foi observada nos últimos cinco meses consecutivos. Os dados foram divulgados na última quinta-feira (14) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

De acordo com a pesquisa, em novembro a inflação para famílias com renda muito baixa, baixa e média-baixa passou de 0,13% em outubro para 0,20% em novembro. Entre as pessoas com renda média, a inflação passou de 0,22% para 0,23%.

Das pessoas com renda média-alta, a inflação manteve-se em 0,23%. Por fim, entre as pessoas com renda alta, a alta de preços passou de 0,55% para 0,58%.

O impacto inflacionário veio do grupo “alimentos e bebidas”, com altas de produtos como o arroz (3,7%), feijão-preto (4,2%), batata (8,8%), cebola (26,6%), carnes (1,4%) e aves e ovos (0,53%).

No acumulado de 12 meses, a inflação cresce de acordo com a faixa de renda: muito baixa (3,38%), baixa (3,85%), média baixa (4,40%), média (4,93%), média-alta (5,24%) e alta (6,09%).

A inflação oficial é medida mensalmente pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Ipea usa os dados do IBGE para fazer a divisão da inflação por faixa de renda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário