Infraero deve assumir aeroportos do RS para ampliar operações durante tragédia climática
Ideia é que aeroportos recebam voos comerciais impedidos de usar o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre
Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República
A Infraero está se preparando para assumir a operação do aeroporto de Caxias do Sul (RS). A ideia é que o equipamento sirva como uma alternativa para receber voos comerciais impedidos de usar o aeroporto internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, inundado pelas enchentes que devastaram boa parte do Rio Grande do Sul.
Além do aeroporto de Caxias, outros dois podem ter intervenção do órgão federal para passar a atender à demanda por voos comerciais: Canoas e Canela.
A ideia é que, em Canoas, a base da Força Aérea Brasileira (FAB) passe a receber aviões de passageiros. Por lá, os passageiros serão transportados em ônibus até o embarque nos aviões estacionados na base da FAB.
Já o aeroporto de Canela, também operado pelo governo do Estado, é apontado como opção para reativar o fluxo de turistas na Serra Gaúcha quando as condições climáticas permitirem. A cidade está a cerca de dez quilômetros da estância turística de Gramado.
A ideia é que, já nas próximas semanas, ambos os aeroportos já estejam atendendo as demandas por voos comerciais.