Infraestrutura para 5G poderá ser instalada em 282 novos municípios do Brasil

Autorização do Gaisipi começa a valer a partir da próxima terça-feira (2)

Por Da Redação
Ás

Infraestrutura para 5G poderá ser instalada em 282 novos municípios do Brasil

Foto: Pexels

Após a autorização ocorrida durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), nesta quarta-feira (26), a infraestrutura para o 5G será ampliada no país com a possibilidade de instalação da tecnologia em 282 novas cidades brasileiras a partir da próxima semana.

O grupo foi criado pelo Edital do 5G e conta com a participação do Ministério das Comunicações (MCom).

Com a decisão, chega ao número de 964 municípios que passam a ter a Faixa de 3,5 GHz liberada para implementar o serviço, beneficiando 131,5 milhões de brasileiros - 62% da população do país. O MCom estima que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

"A liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia são fundamentais na promoção da inclusão digital dos cidadãos. Além de avançar na liberação da faixa, seguimos conversando com as operadoras para que elas possam oferecer este serviço com qualidade”, explica o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

O estado do Rio Grande do Sul foi o que mais recebeu liberações, com 65 municípios beneficiados. Em seguida estão Santa Catarina (63), São Paulo (26), Paraná (24), Rio de Janeiro (24), Minas Gerais (21), Goiás (20), Rio Grande do Norte (7), Mato Grosso do Sul (6), Bahia (5), Pernambuco (5), Roraima (4), Espírito Santo (3), Pará (3), Ceará (2), Maranhão (2), Acre (1) e Piauí (1). Confira a lista de municípios contemplados aqui.

As autorizações seguem diretrizes do Edital do 5G e ocorrem quando concluída a migração da recepção do sinal de televisão aberta e gratuita por meio de antenas parabólicas na banda C satelital para a banda Ku. O edital do leilão também garantiu investimento das operadoras vencedoras para distribuição de kits para recepção aos brasileiros de baixa renda inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do Governo Federal.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário