• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas para todos os 417 municípios da Bahia
Bahia

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas para todos os 417 municípios da Bahia

Aviso do instituto segue até terça-feira (26), com chuvas que podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia

Por Da Redação
Ás

Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas para todos os 417 municípios da Bahia

Foto: Divulgação

Todas as cidades da Bahia estão com alerta para chuva e ventos intensos, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A classificação segue até terça-feira (26).

Ao todo, dos 417 municípios do estado, 406 estão no nível laranja - que indica perigo - e os outros 11 em amarelo - perigo potencial. Na lista de alerta amarelo aparecem Abaré, Chorrochó, Coronel João Sá, Curaçá, Glória, Jeremoabo, Juazeiro, Macururé, Paripiranga, Paulo Afonso, e Pedro Alexandre.

Conforme informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Inema) e do Inmet, as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h. 

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou nove ocorrências entre 0h e 7h deste domingo (24). Segundo o órgão, foram duas ameaças de deslizamento, uma ameaça de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, uma árvore caída e outra ameaçada de cair, uma avaliação de imóvel alagado, um detalhamento e uma infiltração.

Os bairros afetados foram: Centro, Brotas, Subúrbio, Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Ipitanga, Cidade Baixa, Barra, Pituba, Cabula, Tancredo Neves, Pau da Lima,Valéria e Liberdade. A previsão é que o tempo chuvoso permaneça na cidade ao longo do dia e com possibilidade de trovoada.

Em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, a chuva provocou enxurradas e alagamentos entre a noite de sexta (22) e sábado (23). Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume pluviométrico chegou a 50 milímetros em 24 horas. 

O tempo também fechou na região sul da Bahia. A cidade com mais registros de alagamentos foi Itabela. Segundo a Defesa Civil local, não houve danos para as residências.

Orientações

O alerta do Inmet chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em todo o estado. O cenário só se tornará mais ameno a partir de 1º de dezembro, quando as chuvas podem variar de fracas a moderadas.

O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido o risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. 

Em caso de emergência, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Leia também:

Com as chances de formação de ciclone, várias cidades baianas correm risco de temporal intenso no fim de semana

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.