Inmet emite alerta de perigo de chuvas intensas para todos os 417 municípios da Bahia
Aviso do instituto segue até terça-feira (26), com chuvas que podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia
Foto: Divulgação
Todas as cidades da Bahia estão com alerta para chuva e ventos intensos, divulgado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A classificação segue até terça-feira (26).
Ao todo, dos 417 municípios do estado, 406 estão no nível laranja - que indica perigo - e os outros 11 em amarelo - perigo potencial. Na lista de alerta amarelo aparecem Abaré, Chorrochó, Coronel João Sá, Curaçá, Glória, Jeremoabo, Juazeiro, Macururé, Paripiranga, Paulo Afonso, e Pedro Alexandre.
Conforme informações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hidricos (Inema) e do Inmet, as chuvas podem variar de 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60 e 100 km/h.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou nove ocorrências entre 0h e 7h deste domingo (24). Segundo o órgão, foram duas ameaças de deslizamento, uma ameaça de desabamento, uma ameaça de desabamento de muro, uma árvore caída e outra ameaçada de cair, uma avaliação de imóvel alagado, um detalhamento e uma infiltração.
Os bairros afetados foram: Centro, Brotas, Subúrbio, Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Ipitanga, Cidade Baixa, Barra, Pituba, Cabula, Tancredo Neves, Pau da Lima,Valéria e Liberdade. A previsão é que o tempo chuvoso permaneça na cidade ao longo do dia e com possibilidade de trovoada.
Em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, a chuva provocou enxurradas e alagamentos entre a noite de sexta (22) e sábado (23). Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume pluviométrico chegou a 50 milímetros em 24 horas.
O tempo também fechou na região sul da Bahia. A cidade com mais registros de alagamentos foi Itabela. Segundo a Defesa Civil local, não houve danos para as residências.
Orientações
O alerta do Inmet chama atenção para o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas em todo o estado. O cenário só se tornará mais ameno a partir de 1º de dezembro, quando as chuvas podem variar de fracas a moderadas.
O Inmet orienta que, em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido o risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Em caso de emergência, é possível obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Leia também: