Economia

Inmetro dá dicas para consumidor não ser enganado nas compras de Páscoa

Instituto afirma que é importante ficar atento ao peso dos ovos de chocolate

Por Da Redação, Agência Brasil
Ás

Inmetro dá dicas para consumidor não ser enganado nas compras de Páscoa

Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá dicas de segurança para os consumidores que ainda vão às compras nesta Páscoa. As principais informações do instituto se referem ao peso líquido dos produtos que já vêm embalados, à regulagem das balanças dos estabelecimentos que vendem mercadorias por quilo e a brindes que acompanham alguns alimentos, como ovos de chocolate. 

“O consumidor tem que observar a indicação do peso líquido do que está comprando. Ele tem que ver se o peso está indicado”, afirmou o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Moraes, em entrevista à Agência Brasil.

Peso líquido é a quantidade do produto que o consumidor está levando. O ovo de Páscoa, por exemplo, apresenta numeração que serve somente de referência para o fabricante. “Aquele número é comercial”, informou Moraes, completando que a numeração maior não significa necessariamente que o produto pesa mais, já que cada marca adota uma escala de tamanho diferente.

O consumidor que tiver dúvidas a respeito do peso líquido de algum ovo de chocolate deve, segundo o diretor, entrar em contato com o Inmetro, através da Ouvidoria, pelo número gratuito 0800-285-1818, para fazer uma denúncia. 

Outra dica para fazer as compras com mais segurança vale para produtos congelados pré-embalados, que podem ser os pescados, como o bacalhau. Moraes chama a atenção também para o peso líquido, que deve estar indicado, de forma clara, no rótulo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.