Economia

Inmetro decide que GNV deve ser vendido por quilo em 2020

Medida visa diminuir fraudes nos postos

Por Da Redação
Ás

Inmetro decide que GNV deve ser vendido por quilo em 2020

Foto: Reprodução

A venda de gás natural veicular (GNV) passará por mudanças na sua comercialização em 2020. O Inmetro vai abrir nesta segunda-feira (16), uma consulta pública para que o combustível passe a ser vendido por quilogramas e não mais por metro cúbico (m³). A mudança tem por objetivo reduzir a possibilidade de erro e fraude nos postos.

A ideia é que a nova medida de comercialização passe a ser usada nos postos ainda no primeiro semestre de 2020. Segundo o Inmetro, para vender o GNV por metro cúbico é necessários que após a carga recebida, o posto ajuste a densidade para garantir a medição correta na bomba.

Com as mudanças planejadas pelo Inmetro, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o fator de conversão será ajustado a uma densidade única (igual a 1), e o medidor será lacrado para evitar fraudes.

Ao todo, serão atingidos cerca de 1.759 postos do país. As atuais formas de venda poderão continuar por até seis anos após a publicação da portaria, desde que não infrinja o limite de 2% de erro. A consulta pública do Inmetro ficará aberta por 60 dias para receber opiniões da população e das entidades do setor privado, visando a consolidação da nova regulamentação.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário