Brasil

Inmetro inicia Plano Nacional de Vigilância de Mercado nos estados

Ao todo, iniciativa terá duração de 13 semanas consecutivas

Por Da Redação
Ás

Inmetro inicia Plano Nacional de Vigilância de Mercado nos estados

Foto: Agência Brasil

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) inicia nesta terça-feira (11) o Plano Nacional de Vigilância de Mercado em todos os estados brasileiros. A ação fiscaliza os estados, simultaneamente, visando coibir a comercialização irregular de produtos no mercado formal. Ao todo, a iniciativa terá duração de 13 semanas consecutivas. 

A cada semana, a operação será concentrada em um produto ou instrumento de medição diferente. Nessa primeira semana, o alvo serão as balanças comerciais. Os estabelecimentos em que forem encontradas irregularidades serão instruídos a corrigir os procedimentos. No caso de reincidência, estarão sujeitos às penalidades previstas em lei, incluindo multas que variam de R$ 100 a R$ 1,5 milhão, apreensão dos produtos, inutilização ou destruição, além de perda do registro no Inmetro. 

A operação contará com o apoio das superintendências do Inmetro no Rio Grande do Sul (Surrs) e em Goiás (Surgo), além dos 27 órgãos delegados nos estados, que são os institutos de Pesos e Medidas (Ipem). A cada semana, serão divulgados resultados parciais de cada produto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário