Inscrições do Prouni 2026 começam em 26 de janeiro

As inscrições terminarão quatro dias depois, em 29 de janeiro, às 23h59

Por FolhaPress
Às

Inscrições do Prouni 2026 começam em 26 de janeiro

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

LUCAS LEITE

O MEC (Ministério da Educação) divulgou o edital do primeiro semestre do Prouni (Programa Universidade para Todos) 2026. O texto foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (8).

No primeiro semestre deste ano, os interessados poderão se inscrever no programa a partir do dia 26 de janeiro. As inscrições terminarão quatro dias depois, em 29 de janeiro, às 23h59.

Para se inscrever, os candidatos deverão acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com o perfil do Gov.br. A primeira chamada dos aprovados será divulgada em 3 de fevereiro, enquanto a segunda chamada será publicada no dia 2 de março.

O processo de seleção do programa referente ao primeiro semestre de 2026 é destinado aos candidatos que tenham participado da edição do Enem de 2024 ou de 2025, e que tenha alcançado nota média igual ou superior 450 pontos nas quatro áreas do conhecimento -matemática, linguagens, ciências humanas, ciências da natureza-, além de não ter zerado na redação.

Criado pelo governo federal em 2004, o Prouni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes de baixa renda, com o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior. As bolsas são destinadas a cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Para ser elegível à bolsa integral, que cobre o valor total da mensalidade, o candidato deve comprovar uma renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio (R$ 2.431,50) por pessoa.

E, para concorrer à bolsa parcial, o participante deve comprovar uma renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos (R$ 4.863).

Segundo o edital, para participar do processo do Prouni, o candidato precisa atender um dos seguintes critérios:
- Ter cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública 
- Ter estudado o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista integral 
- Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral 
- Ter cursado o ensino médio em instituição privada, na condição de bolsista parcial 
- Pessoa com deficiência, na forma prevista na legislação 
- Ou professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia   

CALENDÁRIO PROUNI 2026 - 1º SEMESTRE
- Período de inscrições: 26 de janeiro até 29 de janeiro, às 23h59 
- Primeira chamada dos aprovados: 3 de fevereiro 
- Segunda chamada dos aprovados: 2 de março 
- Inscrições para lista de espera: 25 e 26 de março 
- Resultado da lista de espera: 31 de março 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário