Inscrições estão abertas para concurso literário infantil sobre conservação marinha!
Aos detalhes...
Foto: Divulgação Assessoria
Crianças entre 9 e 12 anos de todo Brasil têm até o dia 30 de novembro para se inscrever no Concurso Literário Infantil Maré de Imaginação, promovido pelo Projeto Budiões, iniciativa de monitoramento, pesquisa e conservação patrocinada pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental. Os textos, em forma de prosa ou poesia, devem obrigatoriamente abordar temas sobre o oceano, como a vida marinha e sua diversidade, a importância dos oceanos para o planeta, ou ainda, os desafios enfrentados pelo oceano, como poluição e mudanças climáticas.
O júri será soberano na seleção dos finalistas e os ganhadores serão divulgados no dia 15 de dezembro. Os textos vencedores serão publicados em um livro infantil, que será produzido pelo Projeto Budiões com a autorização dos autores e seus responsáveis. As crianças ainda receberão brindes personalizados do Projeto Budiões.
O objetivo da ação é promover a conscientização sobre a conservação do oceano e ecossistemas marinhos, além de despertar o interesse pela leitura e escrita. O Concurso Maré de Imaginação contemplará obras inéditas desenvolvidas por crianças, considerando alguns critérios de avaliação como criatividade e originalidade, clareza e coerência e adequação ao tema. Os textos precisam estar em formato PDF, nomeados com o primeiro e último nome do autor e ser anexado ao formulário de inscrição.
A inscrição é gratuita e cada participante pode enviar até duas obras autorais inéditas. O responsável pelo menor deverá preencher o termo de autorização de participação da criança, que está disponível no site https://budioes.org/. Mais detalhes sobre como participar do Mar de Imaginação encontram-se no edital do concurso.
Sobre o Projeto Budiões
O Projeto Budiões visa promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades costeiras ao longo dos mais de 7.000 quilômetros de litoral brasileiro. O projeto busca criar alternativas econômicas sustentáveis para a redução da pesca predatória e a implementação de políticas públicas para a gestão eficiente dos recursos naturais, assegurando a proteção dos budiões e dos ecossistemas marinhos.
Lançado em 2020, o Projeto Budiões envolve cientistas de seis universidades brasileiras e realiza monitoramento e avaliação das populações de budiões em 12 estados do Brasil. O budião, conhecido também como peixe-papagaio, desempenha um papel crucial na manutenção dos recifes de corais ao se alimentar de algas que os cobrem. No entanto, devido à pesca predatória, o budião-azul (ou bico-verde) está listado como uma espécie ameaçada de extinção desde 2014.
Para saber mais, acesse:
Instagram: @budioes
Facebook: @budioes
YouTube: Projeto Budiões
Twiter: PBudioes
LinkedIn: Projeto Budiões
Site: www.budioes.org