Inscrições para o Sisu 2025 começam nesta sexta-feira
Inscrições são realizadas de forma remota, através do site oficial do Sisu
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam nesta sexta-feira (17). Podem participar do processo todos os estudantes que realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024, tiveram nota maior do que zero na redação e não declararam estar na condição de treineiro. O prazo para realizar a candidatura no processo é até o dia 21 de janeiro.
O sistema, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), seleciona os estudantes com base na média da nota do Enem e oferece vagas para o ingresso no ensino superior, através das instituições públicas. Além da nota do Enem, o curso selecionado e a modalidade de concorrência, também são critérios importantes para a aprovação.
A inscrição é realizada de forma gratuita, através do site oficial. Para ingressar no site do Sisu, é necessário acessar o portal do Gov.br. Ao realizar o acesso, os dados da prova do Enem do candidato são compartilhados automaticamente no sistema do Sisu.
Durante a inscrição, o candidato deve preencher um questionário socioeconômico do perfil para avaliação da Lei de Cotas e escolher até duas opções de curso entre as ofertadas em cada processo seletivo do Sisu. As duas opções de curso podem ser alteradas durante todo o período de inscrições. Serão validadas as últimas opções registradas no sistema.
Conforme divulgado no cronograma oficial do Sisu, o resultado da chamada regular está previsto para o dia 26 de janeiro. O período de matrículas acontece entre os dias 27 a 31 de janeiro.
Lista de espera
Aqueles que não forem selecionados em nenhuma das duas opções de curso indicadas durante a inscrição ainda podem disputar uma das vagas por meio da lista de espera do processo. O prazo para a lista de espera vai do dia 26 ao dia 31 de janeiro.