Inscrições para o Sisu começam nesta terça-feira (7)
Poderão participar, estudantes que realizaram a edição de 2019 do Enem
Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil
Começam nesta terça-feira (7) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do meio do ano. Poderão se inscrever, estudantes participantes da edição de 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até a próxima sexta-feira (10) serão ofertadas mais de 51 mil vagas em instituições de ensino superior do país.
Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu 2020.2 vai oferecer vagas na modalidade a distância (EaD). Além de ter realizado o Enem 2019, os interessados não podem ter tirado zero na redação. Estudantes que realizaram o exame na condição de treineiros também não terão direito a participar.
De que forma se inscrever?
Através do site do Ministério da Educação (MEC), na tela "Minha inscrição), o candidato poderá selecionar até duas opções de cursos, por prioridade, na mesma instituição ou em universidades diferentes. Para realizar a primeira escolha, basta clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção". A pesquisa de vagas pode ser realizada por nome do município, instituição ou curso. Depois de selecionar a opção, basta clicar em "Escolher este curso" para prosseguir.
Nesta fase, o candidato precisará indicar se irá participar do Sisu pelas vagas de ampla concorrência, pela Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) ou através de políticas afirmativas das instituições. No caso das universidades e institutos federais, os alunos de escola pública que se candidatarem às vagas reservadas serão divididos em grupo subgrupo, de acordo com renda familiar e raça. Clique em "Escolher esta modalidade" para seguir em frente.
Lista de Espera
De acordo com cronograma divulgado pelo Mec, o resultado da primeira chamada do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. O candidato que não for selecionado em uma das opções, em primeira chamada, deverá manifestar o desejo de participar da lista de espera, através da página do Sisu na internet, entre os dias 14 e 21 de julho. Com isso, basta acompanhar as convocações realizadas pelas instituições para preenchimento das vagas em lista de espera, se atentando aos prazos, procedimentos e documentos solicitados para matrícula ou para registro acadêmico, estabelecidos em edital próprio da instituição, incluindo, horários e locais de atendimento por ela definidos.