INSS exigirá biometria para liberar novos empréstimos consignados

Medida busca reforçar a segurança após suspeitas de fraudes que desviaram bilhões de reais de aposentadorias e pensões

Por Da Redação
Ás

INSS exigirá biometria para liberar novos empréstimos consignados

Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A partir de 23 de maio, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) só poderão desbloquear novos empréstimos consignados mediante autenticação biométrica na plataforma Meu INSS. A determinação foi oficializada nesta segunda-feira (19) por meio de despacho publicado no Diário Oficial da União.

Segundo o presidente do INSS, Gilberto Waller, a exigência tem como objetivo identificar vulnerabilidades operacionais e fortalecer os mecanismos de controle, garantindo mais segurança nas operações de crédito com desconto direto na folha de pagamento. A nova regra vale para contratações, refinanciamentos e transferências de consignados.

A decisão ocorre em meio a investigações da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União, que apontaram irregularidades no setor. Em abril, a Operação Sem Desconto revelou um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024 por meio de descontos associativos não autorizados em benefícios do INSS. A Justiça determinou o afastamento de cinco servidores da autarquia e de um policial federal envolvidos no caso.

A implementação da biometria é somada com outras medidas adotadas recentemente, como o bloqueio automático de novos descontos para entidades associativas, conforme determinação do Tribunal de Contas da União (TCU). A expectativa é que o novo sistema reduza fraudes e aumente a proteção dos beneficiários da Previdência Social.

Leia também: INSS: Lula nomeia servidora que combateu fraudes no governo Bolsonaro

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário