INSS: Lula nomeia servidora que combateu fraudes no governo Bolsonaro

Atuação de Márcia Eliza de Souza foi citada no inquérito da Polícia Federal

Por Da Redação
Ás

Atualizado
INSS: Lula nomeia servidora que combateu fraudes no governo Bolsonaro

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nomeou a procuradora Márcia Eliza de Souza para assumir a Diretoria de Benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em meio ao escândalo de fraudes em descontos sobre pensões e aposentadorias. Durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2019, Márcia se destacou por punir entidades que realizavam descontos ilegais.

Em maio daquele ano, ela suspendeu os repasses feitos à Associação Brasileira de Aposentados, Pensionistas e Idosos (Asbapi) após um alto volume de reclamações, o que levou à abertura de inquérito no Ministério Público de São Paulo (MP-SP).

A atuação da procuradora foi mencionada no inquérito da Polícia Federal (PF).

As investigações da polícia sobre o esquema fraudulento também resultaram na rescisão de acordos do INSS com outras quatro associações: a Associação Beneficente de Auxílio Mútuo dos Servidores Públicos (Abamsp), a Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social (Anapps) e a Central Nacional de Aposentados e Pensionistas do Brasil (Centrape).

Em outubro de 2019, R$ 14 milhões descontados de forma irregular por essas entidades foram devolvidos aos segurados. O INSS também reteve R$ 57 milhões que seriam repassados a outras instituições.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário