Instabilidade em sistema Dataprev afeta atendimento a vítimas de fraude no INSS
Falhas ocorrem no primeiro dia de atendimento presencial dos Correios

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O sistema da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) apresentou instabilidade em todo o país nesta sexta (30), dificultando o atendimento presencial de aposentados e pensionistas vítimas de fraudes em benefícios do INSS. A data marca o início do serviço prestado em agências dos Correios para resolver esse tipo de demanda.
Durante entrevista coletiva, o advogado-geral da União, Jorge Messias, apontou a possibilidade de a falha ter sido provocada por um ataque cibernético. "Nos informaram que houve um pequeno problema de instabilidade, é possível que esteja tendo algum tipo de ataque de hacker, mas o DataPrev já está neste momento trabalhando(...)", disse o ministro. Ele acrescentou que o sistema deve ser restabelecido "previsto para cerca de 10, 15 minutos", e que os esforços continuarão até o final do dia para garantir o atendimento.
Apesar da previsão otimista, os Correios confirmaram que o sistema, embora parcialmente restabelecido, ainda enfrenta lentidão. Um dos usuários entrevistados pela imprensa relatou que não conseguiu consultar possíveis descontos em seu benefício e foi instruído a retornar à agência na próxima segunda-feira (2).
O atendimento presencial nos Correios foi estabelecido como alternativa para resolver casos de descontos indevidos relacionados a fraudes no INSS, que vêm sendo alvo de apuração por parte do governo federal. O objetivo é ampliar o suporte às vítimas e acelerar o processo de correção dos benefícios afetados.